quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DO ATACAMA A ITAQUERA

Estadão.com.br "O último socorrista da equipe de resgate na mina chilena San José, Manuel González, acaba de chegar à superfície, após ser içado pela cápsula Fênix 2.

“Tomara que nos sirva de experiência”, declarou González ao sair da cápsula, perguntado pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, sobre o que ele tinha a comentar".

-Tomara mesmo que sirva de experiência.

Subiram 33 mineiros. Tudo certo. O antipenúltimo socorrista. O penúltimo socorrista. Tudo certo. Aí ficou um. Um que não tinha ficado preso. Um que desceu pra ajudar. Pra cumprir uma obrigação, pra sei lá...

A cápsula subiu com o último... E ele ficou lá. Sozinho. Andou pra lá e pra cá. Pensou na vida, na mulher, nos filhos, nos planos. 700 metros abaixo da terra. Se a capsula emperrar, quantos meses mais? Se a terra tremer, quantos dias mais? Ele e ele mesmo. Sem massagem.

Mas tudo ali era só dele. Big Brother Mine. Eu, Eu, e meus pensamentos. Eu, eu e o mundo.

To lutando a guerra de quem? Essa mina é mina do que?

Vamos descobrir o ouro dos tolos, o santo sudário, bauxita, amianto, prata ou chita?

Quantos morrem soterrados? Quero subir. Quero emergir.

E se deslizar a terra?

E se deflagram a guerra?

To eu aqui, de Platão, a caverna.

A intensidade interna.

A dúvida eterna

A ressureição na terra,

Do Atacama a Itaquera.


"Enquanto Deus Deixar a gente Pensa,

Enquanto não pagar a gente fala"

MARCELO MIRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário