quarta-feira, 20 de outubro de 2010

8 ANOS DE PÉ. 8 ANOS DE SAMPA.

Dia 20 de outubro sempre foi um dia especial pra mim. Afinal é aniversário de Dona Vera Lucia, minha mãe. Mas há 8 anos esse dia virou um marco na minha vida. No dia 20 de outubro de 2002 eu me mudava de Brasilia para São Paulo.
Vim com meus companheiros de banda, o Alma Djem. Viemos de ônibus, mudança na mala. Quase não conversamos uns com os outros durante as 12 horas de trajeto. Era o olhar perdido na janela, fone no ouvido, como se estivéssemos chegando numa batalha. E realmente estávamos.
Chegamos num domingo. Nosso empresário alugou dois quartos na famosa "Casa Amarela". Uma casa na Zona Sul de Sã0 Paulo que abrigou bandas e pessoas ligadas à música que se viviam numa espécie de República liberal. Um dos quartos era o estúdio de ensaio. Geladeira comunitária nem sempre cheia, mas sempre tinha uma cerva, um pedaço de carne pra botar na churrasqueira improvisada de tijolo e um digestivo pra depois do almoço. Lá só se falava e se vivia música. Foi nessa casa que compus uma das músicas que mais gosto PASSOS PELA RUA. Foi um aprendizado saber que a partir dali eu fazia meus horários, minhas metas, alimentava meus sonhos e respondia pelos meus fracassos. Bem diferente de Brasilia, onde eu tocava a banda mas tambem era funcionário público.
Rodei São Paulo de ônibus, metrô, caronas e mais caronas, dia e noite, querendo desvendar a cidade. Tentando entender seus mecanismos, suas leis, suas quebradas, suas tribos. O tempo foi passando e São Paulo vicia. Amigos vinham e voltavam pras suas cidades. Não se adaptavam. E eu fui passando, fazendo shows com a banda, tocando na noite com meu violão, compondo, chorando, conquistando amigos e lugares. Abrindo mais portas que fechando. E nisso já se vão 8 anos.
São Paulo, o Caos em ordem, onde a ordem de chegada nem sempre é justa, mas é verdadeira. Terra dos que buscam mais, dos que erram mais, dos que vem para o tudo ou nada,o verdadeiro Vale Tudo de cada dia. Que American Dream que nada. Quero ver é viver o " Sonho Paulistano".
Um salve pros amigos paulistanos que me receberam com tanto carinho e sempre me ajudaram a prosseguir.
Obrigado São Paulo por me mostrar o que é a vida real. Por sua causa já não temo mais nada nem lugar nenhum.

MARCELO MIRA


"Enquanto Deus deixar a gente pensa,
Enquanto não pagar a gente fala"

5 comentários:

  1. Eis mais um relato de um filho do Brasil que se encontrou em São Paulo. O nordeste está no meu sangue...filha, neta, bisneta, tataraneta e etc de nordestinos, senti em suas palavras a mesma emoção de minha mãe em relatar a sua aventura para chegar à cidade grande. E viva Luiz Gonzada, trilha sonora que não poderia faltar nessa saga corajosa que só vcs sabem de verdade o que é. Parabéns à vc, à minha mãe, à meu pai enfim, todos os malucos corajosos que resolveram se aventurar nessa imensidão de meu Deus e que conseguiram alcançar os objetivos.
    "Passos pela rua, lá vem o amor".
    Abraços e sucesso.
    Marcia.

    ResponderExcluir
  2. Bom Marcelo, achei teu blog hoje e dou graças a Deus por isso, a meses venho querendo te agradecer e te parabenizar pelo seu trabalho e pela sua pessoa. Pessoa essa que infelizmente não conheço muito e nem convivo, mas através de um show teu aqui no litoral de SP (Praia Grande- 23/07/2010)pude sentir a pessoa iluminada e especial que você é. Muitos ali naquela noite foram na intenção de ver as outras bandas, mas eu desde o inicio fui pra te ver, e foi bem mais do que eu esperava. Você tem uma positividade incrível, muito provável que você não se lembre de mim, afinal são tantas pessoas, mas caso lembre, eu sou a menina que estava bem perto do palco na sua frente e que não conseguia parar de sorrir. Sorriso esse que era inevitável, sei lá você tras felicidade.
    Bom, obrigada por esse momento, e por todos os outros que tenho quando escuto teu som. Desculpe se pareci um pouco exagerada, mas é sincero. Você me faz bem :D

    Muita paz , felicidade .
    Até breve!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhh!!!!!! Que delícia te encontrar e poder ver o que tem feito... E é com muito orgulho que posso dizer que trabalhei com você...Espero que algumas daquelas deliciosas sessões de trabalho vocal tenham contribuido para seu sucesso. Será que se lembra?
    Beijo grande...saudades!
    Lígia (Fono)

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo... cara admiro voce faz tempo... desde o inicio do alma djem...
    que tal fazer uns show aqui no sul?
    parana e sc ...
    www.vivafm.net.br vou te ligar dia desses pra ver se rola
    billy

    ResponderExcluir
  5. Esse é guerreiro, lagou o TJDF e se embrenho nos espigoes paulistanos, com garra e determinação.
    O telento faz toda a diferença mas a selva é de pedra minha gente.
    Adorei os comentário.
    A aniversariante do dia 20/10.
    Sucesso, filho.
    Vera

    ResponderExcluir